sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Economia de Energia

Em tempos de aquecimento global, tem sido cada vez maior a preocupação com a diminuição do gasto de energia elétrica. Além do aspecto ecológico, existe também a questão do seu bolso: o valor da conta, no final do mês, pode diminuir em alguns preciosos reais.
Qualquer atividade em uma sociedade moderna só é possível com o uso intensivo de uma ou mais formas de energia.
Dentre as diversas formas de energia, interessam em particular, aquelas que são processadas pela sociedade e colocadas à disposição dos consumidores onde e quando necessárias, tais como a eletricidade, a gasolina, o álcool, óleo diesel, gás natural, etc.
A energia é usada em aparelhos simples (lâmpadas e motores elétricos) ou em sistemas mais complexos que encerram diversos outros equipamentos (geladeira, automóvel ou uma fábrica).
Estes equipamentos e sistemas transformam formas de energia. Uma parte dela sempre é perdida para o meio ambiente durante esse processo. Por exemplo: uma lâmpada transforma a eletricidade em luz e calor. Como o objetivo da lâmpada é iluminar, uma medida da sua eficiência é obtida dividindo a energia da luz pela energia elétrica usada pela lâmpada.
Da mesma forma pode-se avaliar a eficiência de um automóvel dividindo a quantidade de energia que o veículo proporciona com o seu deslocamento pela que estava contida na gasolina originalmente.
Outra fonte de desperdício deriva do uso inadequado dos aparelhos e sistemas. Uma lâmpada acesa em uma sala sem ninguém também é um desperdício, pois a luz não serve ao seu propósito de iluminação.
Também um veículo parado em um engarrafamento está usando mais energia do que a necessária por conta do tempo que fica parado no congestionamento.
O habito de utilização dos equipamentos elétricos e eletrônicos ditam o valor que os consumidores pagarão no final do mês na sua conta de energia.
Tenha em mente que equipamentos eletrônicos mais modernos tendem a gastar menos. Isso porque utilizam componentes que fazem uso mais eficientes da energia elétrica. Televisores, por exemplo, devem trazer o Selo PROCEL (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica). Procure escolher aquele que faz o uso mais eficiente dentro de sua categoria.
A tecnologia utilizada nos equipamentos eletrônico influencia diretamente em seu consumo energético. Um monitor de 17 polegadas de tecnologia CRT, por exemplo, tem uma potência de 65 Watts (W).
Enquanto isso, um de LCD de tamanho igual consome 30 W, de acordo com Ada Noriega, gerente de produtos de monitores da LG Electronics. Ou seja, a simples troca de tecnologia proporciona uma economia de mais de 50% no consumo.
Outro fator importante: até quando comparamos dois aparelhos com uma mesma tecnologia, o mais recente costuma consumir menos. "Os eletrônicos novos com tecnologia antiga agregam recursos, como, por exemplo, um timer para desligar uma televisão", lembra Fernando Bacellar, da AES Eletropaulo, recurso útil para quem costuma dormir na frente da TV.
No entanto, apesar de a idade do dispositivo ser importante, existem alguns procedimentos que o usuário pode adotar, independentemente do hardware.
Um bom hábito é o de desligar o monitor do computador sempre que ficamos algum tempo sem usá-lo, seja no trabalho ou em casa.
Quem tem dificuldade de criar esse costume pode programar para que isso seja feito automaticamente usando o próprio Windows. É muito simples.
Algumas dicas para ecomonia de energia:
  •  Pinte o teto e as paredes internas com cores claras, que refletem melhor a luz, diminuindo a necessidade de iluminação artificial, economizando energia elétrica.
  • Limpe regularmente as luminárias e lâmpadas, pois o acúmulo de pó, com o tempo, reduzirá a iluminação do ambiente.
  • Reduza o tempo do banho. A prolongada utilização do chuveiro elétrico acarretará um elevado consumo de energia.
  • Instale um aquecedor solar. A substituição do chuveiro pelo aquecimento solar proporcionará uma economia de aproximadamente 35%.
  • Se vai construir, planeje a casa para melhor aproveitamento da luz solar.
  • Substitua as lâmpadas incandescentes pelas lâmpadas fluorescentes.

 Uma lâmpada incandescente comum tem uma eficiência de 8% (ou seja, 8% da energia elétrica usada é transformada em luz e o restante aquece o meio ambiente). A eficiência de uma lâmpada fluorescente compacta, que produz a mesma iluminação, é da ordem de 32%.
Como o preço da lâmpada eficiente é entre 10 a 20 vezes mais caro do que a comum, a decisão de qual delas comprar dependerá de fatores econômicos que consideram a vida útil de cada uma e a economia proporcionada na conta de luz.
Os cálculos para tomar a decisão acima não são triviais. Exigem o domínio de ferramentas de matemática financeira desconhecidas pela maioria dos consumidores. Porém, atualmente todos os equipamentos elétricos no mercado trazem informações sobre seu consumo.
Compare os sistemas de iluminação abaixo, com lâmpadas de mesmo consumo:
Compare a vida útil das lâmpadas incandecentes e fluorescentes.

Apresentamos algumas alternativas corretas, na troca de lâmpadas para a economia de energia, considerando uma meta de 20%:

2 comentários:

  1. Parabéns, amigo! Excelente iniciativa para nos esclarecer e ajudar o meio ambiente! Sabedoria é isso: compartilhar o conhecimento em prol de uma causa maior. Você é especial!!!Janny

    ResponderExcluir
  2. Muito completo este post! Não não ser estudioso, mas tenho muita curiosidade das coisas. E este artigo me ajudou a entender melhor sobre eletricidade. muito maneiro mesmo!
    valew!

    ResponderExcluir